quinta-feira, 5 de maio de 2011

Buenos Aires!

simmmm eu sei, long time no see!
o que as férias fazem. Para já, passam a voar. Já passaram. Já vão lá atrás.
Já cheguei há quase duas semanas. Oh Deus.
Mas foram incríveis. O meu Rio continua lindo, solarengo, cheiroso, animado, simpático, e como eu gosto disso tudo!
Mudava-me de malas e bagagens. Ontem!

Mas Buenos Aires também ficou a cutucar-me para um eventual retorno, quem sabe!
Buenos Aires é lindo. Buenos Aires é um mix de latino com metrópole. É uma mistura bem doseada de bom gosto e "who cares", de ruas bem desenhadas e caos citadino, de gente simpática e seres anti-sociais.
É um pouco de tudo e de nada. E por ser assim, inesperado, eu adorei.
Adoro o sotaque. Adoro que falem com "x". E adoro as lojas.

As lojas são um sonho. Uma coisa de outro mundo. Uma loucura meninas.
As lojas must go são todas em Palermo. Palermo é um bairro característico de Buenos Aires. É o sonho de qualquer pessoa mais antenada em design, moda, e good lifestyle. Cada loja é um cantinho único. Nada de zaras nem mangos. Cada espaço é decorado ao pormenor, parecem cantinhos das nossas casas, uma decoração linda de morrer. E em todas, todas, apetece levar alguma coisa.
A minha preferida foi a Casa Chic, onde a mistura de roupas e objectos de casa e decoração transformam aquele espaço num paraíso. Comprei pratos para o meu enxoval. Lindos, com florzinhas vintage. Se pudesse trazia tudo!
Em Palermo encontramos também os melhores restaurantes, cafés e bares.
Não sei se notam aqui alguma preferência da minha parte por este bairro? :)

Fomos também ao El Caminito. Colorido. Turístico. Aí, comprei a minha mochila de couro. Que eu amo de paixão. Aí regateiam-se preços. E aí se passa uma tarde contente.

Há dançarinos de tango em busca de turistas para as típicas fotos, e turista que sou, cedi ao bailarico. Faço 3 poses de tango por 20 pesos (4euros), diz ele. E eu, qual turista parola e relaxada, aceitei de bom grado, que eu sou fácil fácil.

Visitamos a Evita Peron, mas fotos não tiramos, que é meio mórbido (cemitério!). Mas faz parte da cidade e da cultura e é de passagem obrigatória. Fica em Ricoleta. Não aprofundamos esse bairro, apenas uma andada a pé.

Numa das nossas muitas viagens de taxi (que lá o taxi é de borla e nunca excedeu os 2 euros por pessoa), a Sarita resolveu aprofundar a questão das floristas abertas 24 horas por dia. E eis que nos deparamos com um taxista dos seus 60/70 anos, que nos brindou com a justificação mais linda de sempre, como se estivesse realmente a declamar o seu amor. As floristas estão sempre abertas pois os argentinos têm por hábito oferecer flores às suas namoradas, noivas, mulheres, amantes, quando voltam do trabalho, e não apenas quando o rei faz anos, como se passa aqui no nosso pequeno país :) Mas a maneira apaixonada com que este senhor descreveu esta tradição, deixou-nos às 3 com um suspiro. Romantic.

Há outras mil coisas por contar, mas estas sairam assim mais facilmente.. mas há o tango (que não fomos propriamente ao melhor sítio e portanto nem vale a pena falar por enquanto), há a carne, bem boa mas eu agora ando mais numa de perús e frangos, há a desorganização no Bus turístico com fones que não fucionavam (que só não pedi livro de reclamações  porque porque... Mas perguntei à guia com o meu ar de importunada e depois te ter discutido com ela a mostrar a minha indignação: "como te llamas?!" que era para ela ter medo e achar que eu ia fazer queixa, que eu sou má quando quero), e temos outras peripécias, a contar oportunamente.

Buenos Aires vale muito a pena.